Agradecemos a iniciativa e parceria da UDESC, através de seus estagiários e professores, bem como, do professor da UFSC e pai da Creche Joaquina Maria Peres Airton Ruschel, pelo convite em estar participando de uma aula instrumental, com objetivo de estar alimentando o blog de nossa unidade.
Ficamos muito satisfeitos com as postagens e aguardamos a colaboração de mais parceiros envolvidos no processo de educar/cuidar de nossas crianças.
Abraços Cláudia
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Explorando as diferenças com o G6A
Nós, eu e Aline, pensamos para o nosso projeto trabalhar com as crianças as diferenças que há entre as pessoas e a importância do respeito mútuo. Sendo assim, a discussão no grupo tem sido conduzida no sentido de explorar o entendimento do que as crianças pensam ser respeito e, nesse primeiro momento, sobre as diferenças corporais. Para isso, fizemos um texto em grupo descrevendo o que as crianças achavam acerca do que é respeitar o próximo e, nos dois últimos encontros, discutimos sobre os corpos e as diferenças físicas, ressaltando as distinções corporais entre meninos e meninas. Após discutir as partes do corpo, sugerimos as crianças, divididas em grupos, completar moldes desenhados em papel pardo.
Após essa atividade, projetemos imagens 3D do corpo humano* e conversamos a respeito das partes internas (orgãos, ossos, veias, etc).
* Imagens retiradas do site: http://www.visiblebody.com/start
Após essa atividade, projetemos imagens 3D do corpo humano* e conversamos a respeito das partes internas (orgãos, ossos, veias, etc).
* Imagens retiradas do site: http://www.visiblebody.com/start
Fortalecimento de Parceria
É com grande felicidade que vivencio este momento de fortalecimento de uma parceria entre a Creche Joaquina Maria e Peres e a UDESC, iniciada em 2007 e que vem contribuindo muito na formação de nossas alunas e alunos e também das/dos profissionais da creche. Com certeza, o resultado desta parceria é um trabalho mais qualificado garantindo os direitos fundamentais das crianças da creche.
Vivenciando a Higiene com o grupo G5
As estágiárias da UDESC Juliana e Samara, estão realizando atividades com o grupo G5.
De forma lúdica e prazerosa as crianças estão interagindo com objetos de higiene e construindo hábitos saudáveis.
De forma lúdica e prazerosa as crianças estão interagindo com objetos de higiene e construindo hábitos saudáveis.
Marcadores:
2010-2,
g5,
JulianaM,
Pedagogia,
Práticaensino
Hora da Interação: A Riqueza das interações entre diferentes faixa etárias na Creche Joaquina Maria Peres
Na creche Joaquina Maria Peres tive o prazer de evidenciar o quão rica e frequente é a interação das crianças na hora do parque, no lanche, no projeto bem vindo enfim, durante a rotina da instituição. Sendo assim, a "Hora da Interação" não é algo programado e restrito, mas sim faz parte de todos os procedimentos da creche. O contato com o mais experiente já dizia Vygotski é fundamental para o desenvolvimento das crianças, uma vez que são nestes momentos que fazem trocas e agregam novos valores. O convivio social também vai sendo trabalhado, fazendo com que a criança assimile como deve se comportar e o que pode ou não fazer, respeita o limite do outro. Aproveito para parabenizar a instituição pela inciativa, quem ve de fora percebe que é um momento rico para as crianças e profissionais.
Vivências do grupo 5
A participação e a curisiosidade são características do g5!
O grupo está entusiasmado com a presença das estagiárias e tem demonstrado interesse pelos projetos sobre Higiene e a cultura afro-brasileira.
As caixas surpresas trazem novidades que despertam nossa vontade em aprender cada vez mais, a motivação e carinho das estagiárias nos contagiam, bem como as músicas que nos introduzem em conhecimentos novos e de grande importância.
Experiências gratificantes como essas nos enchem de alegria e são sempreeee bem vindas!!
O grupo está entusiasmado com a presença das estagiárias e tem demonstrado interesse pelos projetos sobre Higiene e a cultura afro-brasileira.
As caixas surpresas trazem novidades que despertam nossa vontade em aprender cada vez mais, a motivação e carinho das estagiárias nos contagiam, bem como as músicas que nos introduzem em conhecimentos novos e de grande importância.
Experiências gratificantes como essas nos enchem de alegria e são sempreeee bem vindas!!
Confraternizar!
MAIS UM LAÇO entre a FAED e a Creche Joaquina Maria Peres. Que o Blog seja bastante produtivo e oportunize muitas trocas de experiências.
"A cada dia que vivo,
mais me convenço de que o desperdício da vida
está no amor que não damos,
nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca e que,
esquivando-nos do sofrimento,
perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional."
Somente energias positivas para a chegada da nossa dupla no Grupo 4, semana que vem!
Desde já estamos gratas pela abertura e por todas as experiências que viveremos na Creche Joaquina Maria Peres.
Muito sucesso e felicidades para todos nós,
e até a próxima!
:* Mari.
"A cada dia que vivo,
mais me convenço de que o desperdício da vida
está no amor que não damos,
nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca e que,
esquivando-nos do sofrimento,
perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional."
Somente energias positivas para a chegada da nossa dupla no Grupo 4, semana que vem!
Desde já estamos gratas pela abertura e por todas as experiências que viveremos na Creche Joaquina Maria Peres.
Muito sucesso e felicidades para todos nós,
e até a próxima!
:* Mari.
Conhecendo o corpo com o Grupo G2
Nós estagiárias Alice e Bruna da oitava fase do curso de Pedagogia da UDESC, decidimos trabalhar com o grupo G2. Nosso projeto gira em torno dos cuidados do corpo e início do processo de desfralde das crianças.
O primeiro dia de estágio começou com um certo nervosismo para nós, movido principalmente pelas dúvidas: Será que eles participarão? Será que dará certo? No entanto no decorrer da semana, a relação entre estagiárias e crianças, e estagiárias e professoras estreitou-se cada vez mais, o que nos fez perceber que nossas dúvidas já não cabiam mais. Em relação as atividades do projeto nos surpreendemos ao saber o quanto a turminha já conhecia sobre seu corpo. No decorrer das atividades as crianças participavam, manifestavam-se acerca das questões propostas do seu corpo e do corpo dos amigos. A construção do cartaz foi muito legal, pois todas as crianças participaram a sua maneira, e reconhecem o cartaz que ficou colado na parede da sala.
Se depender das vivências que ocorreram até agora o período que ficarmos juntos será muito proveitoso e divertido para todos envolvidos no grupo G2.
O primeiro dia de estágio começou com um certo nervosismo para nós, movido principalmente pelas dúvidas: Será que eles participarão? Será que dará certo? No entanto no decorrer da semana, a relação entre estagiárias e crianças, e estagiárias e professoras estreitou-se cada vez mais, o que nos fez perceber que nossas dúvidas já não cabiam mais. Em relação as atividades do projeto nos surpreendemos ao saber o quanto a turminha já conhecia sobre seu corpo. No decorrer das atividades as crianças participavam, manifestavam-se acerca das questões propostas do seu corpo e do corpo dos amigos. A construção do cartaz foi muito legal, pois todas as crianças participaram a sua maneira, e reconhecem o cartaz que ficou colado na parede da sala.
Se depender das vivências que ocorreram até agora o período que ficarmos juntos será muito proveitoso e divertido para todos envolvidos no grupo G2.
Vivências no G.4
As estagiárias Karoline e Júlia, da 8ª fase do curso de Pedagogia da UDESC,vem trabalhando com o G.4 os brinquedos e brincadeiras da ilha de Santa Catarina.
Esse projeto já rendeu ao grupo momentos de muitas brincadeiras e descobertas, descritos pelas crianças e registrados no "grande livro".
São muitas as páginas a serem preenchidas nesse livro ainda, muitas novidades estão por vir!
Esse projeto já rendeu ao grupo momentos de muitas brincadeiras e descobertas, descritos pelas crianças e registrados no "grande livro".
São muitas as páginas a serem preenchidas nesse livro ainda, muitas novidades estão por vir!
Estágio e treinamento do blog - Faça a inscrição
Nesse espaço serão ilustrados e divulgados os trabalhos e produções das crianças da Creche Joaquina vividas com alunos da UDESC.
Local: Laboratório de Informática da FAED (Campus Itacorubi)
Data: 01/09/2010
Horário: 18:30 até 20:30 horas
Participantes: profissionais da creche Joaquina, professoras da disciplina Prática de Ensino II – Estágio Supervisionado em Educação Infantil da UDESC, acadêmicas (o) da VIII fase de Pedagogia – Educação Infantil, e pelos pais de alunos o Prof. Aírton José Ruschel.
1. Apresentação
1.1 Objetivos do encontro;
1.2 Parceria UDESC/creche
2. Divulgação do blog
2.1. Cadastramento de usuários
2.2 Indicadores e orientações para postagem
3. Postagens
3.1 Socialização pelos grupos
4. Avaliação
4.1. Fechamento
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO AQUI ------> INSCRIÇÃO
Local: Laboratório de Informática da FAED (Campus Itacorubi)
Data: 01/09/2010
Horário: 18:30 até 20:30 horas
Participantes: profissionais da creche Joaquina, professoras da disciplina Prática de Ensino II – Estágio Supervisionado em Educação Infantil da UDESC, acadêmicas (o) da VIII fase de Pedagogia – Educação Infantil, e pelos pais de alunos o Prof. Aírton José Ruschel.
1. Apresentação
1.1 Objetivos do encontro;
1.2 Parceria UDESC/creche
2. Divulgação do blog
2.1. Cadastramento de usuários
2.2 Indicadores e orientações para postagem
3. Postagens
3.1 Socialização pelos grupos
4. Avaliação
4.1. Fechamento
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO AQUI ------> INSCRIÇÃO
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)