sexta-feira, 1 de junho de 2012

Novidades no empréstimo de livros

As crianças do grupo 4 experimentaram uma nova forma de escolher o livro que levarão para casa. Antes as professoras levavam os livros para a sala, mas hoje elas puderam ir até o local onde os livros estão guardados. Elas visitaram a sala de estudos e observaram o nosso armário de livros e adoraram a novidade. 
Hoje a turma ganhou sacolinhas para colocar o livro dentro e levar para casa. 






Preparativos para a Mostra Educativa

As crianças do grupo 5 iniciaram a construção de um cartaz para expor como foi sua visita ao zoológico de Pomerode. Este estará exposto no dia 06 de junho durante a reunião de pais e mostra educativa. 




"L de livro"

O Grupo 5 continua construindo seu dicionário e hoje confeccionou a página da letra L.
Esta letra foi escolhida pelo Christofer que queria a letra "L de livro".



quinta-feira, 31 de maio de 2012

Visita ao Zoo...

No dia 18 de maio as crianças do grupo 5 foram visitar o zoológico de Pomerode.
Elas adoraram observar os animais e ficaram encantadas.







Hora de colorir...

As crianças do grupo 4 aprenderam que podemos reutilizar materiais confeccionando pufes com garrafas pet. E hoje foi dia de colorir os nosso pufes que ficarão no nosso cantinho da leitura.







terça-feira, 29 de maio de 2012




COLEGAS,

Se aproxima o período de avaliação. Pensando nisso, elaboramos um documento bastante simples, mas que pode auxiliá-los na estruturação das avaliações. São alguns ítens extraídos de textos/artigos, observações pessoais e documentos oficiais. Acreditamos que muitos de vocês tem clareza e já se atém a esses ítens, no entanto, relembrá-los não faz mal nenhum, faz? A forma impressa como será disponibilizada (folder; portifólio; revista; álbum; livro) fica a critério de cada grupo, mas é imprescindível que contemplem informações significativas a respeito da caminhada desta criança conosco, na Creche Joaquina. Vamos lá!!!



“ Professor nenhum é dono de sua prática se não tem em mãos, a reflexão sobre a mesma. Não existe ato de reflexão, que não nos leve a constatações, dúvidas e descobertas e , portanto, que não nos leve a transformar algo em nós, nos outros e no mundo”                                             Madalena Freire




ALGUNS ITENS PARA COLOCAR NA AVALIAÇÃO


1. Inserção
2. Participação (expõe novidades)
3. Interação
4. Autonomia
5. Preferências
6. Colaboração
7. Característica
8. Como se comporta nas atividades
9. Como se relaciona com colegas/professores
10. No que se destaca (na horta, na dança, nas atividades em pequenos grupos, atividades de linguagem, nas atividades artísticas ou musicais etc...)
11. Como chega à escola?
12. Como se adapta ao ambiente?
13. Como se alimenta?
14. Como brinca?
15. Como se relaciona: colegas/professores
16. Como está se movendo?
17. Como se comunica?
18. Atende as solicitações dos professores?(guarda-guarda)
19. O que faz quando contrariado?
20. Identidade: Reconhece os colegas?
21. Identifica-se pelo nome, sua imagem no espelho?
22. Gosta dos colegas e os identifica?
23. Tem capacidade de resolver conflitos e tomar iniciativas?
24. É crítica e criativa?Curiosa e inventiva?
25. É participativa e cooperativa?
26. No coletivo como é sua participação?
27. Como se comporta nas atividades fora do ambiente da creche?
28. Como se percebe diante dos trabalhos exposto?
29. Como é sua comunicação para a família sobre seu cotidiano na creche?
30. Exerce liderança ou se porta com mais reserva?


Mas isso é só uma sugestão!
Uma boa semana a todos!

domingo, 27 de maio de 2012

OFICINAS

Na Sexta-feira tivemos um dia diferente, cada sala fez uma oficina e as crianças puderam vivenciar diferentes atividades e escolher qual oficina queriam ficar em cada momento do dia. Foi super divertido!!!

Maquiagem, esmalte e tatuagem

Massinha

Circuito

Pista de Dança