segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Creche Joaquina e FAED iniciam novo projeto

Conforme a Professora Julice dias da FAED - UDESC, a implementação do projeto centra-se na tentativa de aproximar e articular diferentes setores e serviços públicos que têm como núcleo de atenção a infância, as crianças e suas famílias. A ênfase da proposta reside na tentativa de atrair e dialogar com professores e professoras, diretores e diretoras de creches e unidades escolares, coordenadores de projetos sociais, profissionais da saúde, da assistência social, professores e professoras universitários, líderes comunitários, familiares e crianças, enfim, diversos atores sociais que compõem as comunidades do Itacorubi e do Pantanal, bairros constitutivos do município de Florianópolis – SC e que neste contexto, cuidam e educam das crianças ali residentes.

A Diretora da Creche do Itacurubi, Professora Luciana Espíndola Santos acredita que o diálogo entre os serviços públicos municipais, entre eles a própria creche, deve ser sistematizado e on-line, e o objetivo é a criação de um prontuário da criança, no qual a escola possa dar o devido encaminhamento para alguma necessidade do estudante, bem como fazer o acompanhamento da efetivação destes serviços por um sistema. Hoje a internet e o celular abrem estas possibilidades.
Já o antropólogo social Professor Aírton José Ruschel, do Conselho da Escola Beatriz do Pantanal, afirma que as novas tecnologias devem ser aplicadas para aproximar as entidades e as pessoas. É necessário conhecer e discutir as necessidades de cada parceiro para que cada um forneça as informações demandadas pelo outro órgão. Para ele, o Pantanl e o Itacorubi, tem as mesmas necessidades, e a experiência de um pode ajudar o outro.
Participaram também da reunião a senhora Nésia e o senhor Heleno da Comunidade do Quilombo, Marina do CRAS, Marcelo da UPA de Canasvieiras, o diretor Ricardo da Escola Vitor Miguel, a acadêmica Winnye do Posto de Saúde do Itacorubi e o acadêmico Gustavo da FAED.
O grupo pretende se encontrar em março de 2012 e até lá a troca de ideias e atividades será através do uso da internet. Novos integrantes são esperados para o grupo e o contato pode ser feito com a Diretora Luciana da Creche do Itacorubi.


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

GRUPO 2B

Registro do dia 10 de outubro de 2011.

Após o lanche da tarde, chamamos as crianças para a roda, pois iam ter que descobrir qual surpresa eu havia trazido para elas. Trouxe um pote cheio de grãos de feijão e então fui perguntando a cada criança o que ela achava que havia no pote. Todos sacudiam o pote e devam seus palpites. Gostavam de ouvir o barulho, mas não conseguiram adivinhar o que era a surpresa...

Então, contei a eles o que iríamos fazer e mostrei os grãos de feijão. Dei a eles potes de iogurte, danoninho e iakult, pois a proposta seria fazermos chocalhos para a banda do boi de mamão. Cada um escolheu o pote de sua preferência e iniciamos os chocalhos.

As crianças se concentraram bastante em colocar os grãos de feijão nos potinhos. Quando enchiam o pote, viravam os grãos no tapete e começavam tudo de novo!

Deixei eles bem livre nesta hora.... O Pablo me chamou a atenção pois é difícil vê-lo concentrado nas atividades; mas ele adorou fazê-la e ficou durante bastante tempo entretido com o chocalho.

Depois de explorarmos bastante o tato, a visão e (porque não) o paladar, iniciamos a colagem dos chocalhos para que estes pudessem produzir som.

Colocamos então o CD do boi de mamão e fomos então, cantar, dançar e tocar nosso novo instrumento.

Alguns feijões ficaram jogados no tapete e após manusear bastante os chocalhos, as crianças tiveram um segundo momento com estes. As crianças pegaram do armário a caixa com louçinhas e todas fizeram feijão para “ dar papá pro neném que tá com fome!”, como disse a Nicoly.

Eu e a Aline observamos que nossa turma já consegue se concentrar mais nos momentos de roda, prestando mais atenção às nossas falas e as dos colegas. O Miguel e o Pablo, que tinham dificuldade em sentar na roda e se concentrar no proposto, começam a mostrar avanço neste sentido.

Profa.: Flávia de Santiago Ouriques

Auxiliar: Aline da Matta