quarta-feira, 23 de maio de 2012

Que cheiro é esse?

Dando continuidade ao projeto dos cinco sentidos o  grupo 5 tentou descobrir os cheiros do livro do olfato.





Experimentando texturas

O grupo 5 montou a centopeia das texturas e pode experimenta-las. 





Depois de esperar alguns dias as crianças do grupo 5 puderam cortar o cabelo de seus bonecos.




Dando continuidade à visita ao projeto Tamar, as crianças do grupo 4 continuam descobrindo a vida das tartarugas construímos nossa própria tartaruga.
Assistimos também o filme as aventuras de Sammy que além de nos mostrar a vida das tartarugas trás um recado ecológico.







terça-feira, 22 de maio de 2012

PASSEIO AO HORTO FLORESTAL

Na sexta-feira da semana passada o G3A fez um passeio ao Horto Florestal, foi muito divertido!!! Estamos aprendendo sobre alguns animais e adoramos vê-los de pertinho!!!

Olhando os patos e cisnes

Parada para o piquenique, obaa!!!

Passeio na trilha

coelhinhos


domingo, 20 de maio de 2012

II JORNADA DE LINGUAGEM da FAED/UDESC

De 23 à 25 de Maio, na Faculdades ASSESC, acontecerá a II Jornada de Linguagem. Conferências, Mesas Redondas, Mini Cursos, Exposição de Posteres sobre assuntos relacionadas a Criança, Infância e Educação serão abordados. Vale muito a pena participar. A Creche Joaquina estará presente no evento, apresentado 2 trabalhos. São eles:

  •  O que estamos fazendo com as diferentes linguagens? pensando o cotidiano na Creche;
  • Linguagem corporal e natureza: aproximações no espaço educacional.
Para obter mais informações acesse: http://www.jornadadelinguagem.faed.udesc.br/

VISITA AO MUNICÍPIO DE GASPAR




No dia 09 de Maio, os funcionários da Creche Joaquina Maria Peres, participaram de uma viagem ao município de Gaspar, a convite da professora Julice (UDESC) que assessora a Educação Infantil no referido município. Visitamos 5 Creches, lá denominadas de CDI (Centro de Desenvolvimento Infantil) e percebemos muitas similitudes com o trabalho que desenvolvemos aqui, no entanto ressaltamos, com base no que vimos, que Gaspar merece ser visitado e referenciado pela qualidade e respeito no trato com à criança. As instituições são muito organizadas, possuem variados materiais (como as nossas), porém chama a atenção pela exposição constante a comunidade escolar do que desenvolvem com as crianças. A estética e a ética dominam o espaço e reflete não um simples mostrar o que se faz, mas, sobretudo, um educar através do que está exposto. Agradecemos a SME pelo incentivo a nossa viagem, a Professora Julice por nos incluir tão carinhosa e respeitosamente em suas atividades academicas e especialmente a Equipe da Secretária Municipal de Educação de Gaspar: a Vice Prefeita Sra Mariluci Deschamps Rosa; o Secretário Municipal de Educação Sr. Neivaldo da Silva; a Srta Patrícia Helena dos Santos e Srta Sanira Cristina Dias, responáveis pelo departamento de Educaçã Infantil e as Diretoras dos 5 CDIs que tão gentilmente nos receberam.



 Nas fotos  temos momentos de apresentações culturais (1,2); espaços de relax e artes para as crianças de 2 CDIs (3, 4); recepção e almoço com o Sr. Sec de Educação de Gaspar e a Sra Vice Prefeita (5); parede florida de um CDI (6); exposição de projetos (7); e grupo de profissionais da Creche Joaquina em pose para foto, com profissionais de Gaspar e alunas e professoras da UDESC.

REUNIÃO COM AS FAMÍLIAS



 


No dia 25/04/12, aconteceu na Creche Joaquina Maria Peres, a segunda Reunião com as Famílias deste ano letivo. A participação da comunidade educativa foi ótima, revelando a preocupação de todos com a educação dos pequenos. Os profissionais da Creche abriram a reunião com um teatro e em seguida foi apresentado um fragmento do documentário “A Criança é a Alma do Negócio”, para iniciar uma discussão sobre currículo e práticas pedagógicas. Na ocasião, formou-se um grupo composto por famílias e profissionais, com o objetivo de estudar e discutir algumas temáticas que permeiam o universo da Educação Infantil, a exemplo das datas comemorativas. É muito gratificante ver pais, mães e/ou responsáveis pelas crianças, questionando, avaliando, incentivando e participando deste processo tão importante, que é a educação de nossos pequenos.